Agende seu exame pelo WhatsApp:

AGENDAR EXAMES (27) 2104-5000
Indicações
Sarampo, caxumba , rubeola e varicela.
A vacina Tetrataviral (SCR-V atenuada) é recomendada para crianças e adolescentes dos 12 meses até os 12 anos de idade. Ela substitui a vacina tríplice viral e a da varicela, quando aplicação dessas duas for coincidente.
Contra-indicações
- Gestantes
- Pessoas que tem anafilaxia aos componentes da vacina ( inclusive neomicina e gelatina) ou histórico após tomar dose anterior.
- Pessoas com imunidade comprometida por conta de doença ou uso de medicação, ou seja, pessoas que fizeram uso de corticosteroides por via oral ou parental. Sob verificação médica anterior à aplicação.
- Pessoas que realizaram radioterapia ou quimioterapia nos últimos 3 meses.
- Pessoas submetidas a tratamentos com derivados do sangue;
- Apos transplante de medula ossea deve-se aguardar 2 anos para aplicacao da vacina.
- Pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar.
Reações adversas
- 3 a 12 dias após a vacinacao podem ocorrere dro e edema local, febre, manchas vermelhas e calor nas articulacoes.
- Raramente ocorrem encefalite, pancreatite, orquite, purpura e parotidite.
- Observa-se um risco aumentado de febre e convulsões de 5 a 12 dias após a 1ª dose da vacina Tetraviral, quando comparada comparada à administração da vacina SCR (tríplice viral) dada concomitantemente a vacina varicela. A escolha da vacina Tetraviral ou Tríplice viral administrada no mesmo dia que vacina varicela, fica a critério médico.
- Se houver desenvolvimento de erupção do tipo catapora (varicela), evitar contato com suscetível imunodeprimido até o desaparecimento das lesões.
- Evitar o uso de AAS (ácido acetilsalicílico) por seis semanas após cada dose da vacina.
- Após a primeira dose, 22% dos indivíduos vacinados com a SCR-V têm risco de apresentar febre. Esse percentual cai para 15% quando da aplicação das vacinas em separado. O risco de convulsão febril é discretamente mais alto após a primeira dose, quando é feita com a vacina SCR-V, em comparação com as vacinas separadas, o que equivale a um caso a mais para cada 2.500 crianças vacinadas. Na segunda dose de SCR-V, essas diferenças não acontecem e a quantidade de eventos adversos é a mesma após a vacinação com uma ou outra apresentação.
- Em 3% dos vacinados aparecem erupções na pele semelhantes às do sarampo. Esses sinais se instalam de c5 a 12 dias após a vacinação e desaparecem em poucos dias sem deixar sequelas.
- As reações locais acontecem menos de 0,1% dos vacinados e incluem: ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo.
- Febre alta (maior que 39,5°C), que surge de 5 a 12 dias após a vacinação, com um a cinco dias de duração, pode ocorrer em 5% a 15% dos vacinados. Nesse caso, crianças predispostas podem apresentar convulsão febril, sem consequências.
- Em 0,5% a 4% dos vacinados também ocorrem dor de cabeça, irritabilidade, febre baixa, lacrimejamento e vermelhidão dos olhos e coriza, de cinco a 12 dias após a vacinação.
- Manchas vermelhas no corpo, 7 a 14 dias após a vacinação, durando em torno de dois dias, aparecem em 5% dos vacinados.
- Gânglios inchados aparecem em menos de 1% dos vacinados entre 7 a 21 dias após a vacinação.
- Todos estes sintomas gerais ocorrem principalmente após a primeira dose da vacina.
- Inflamação das meninges (meningite), em geral benigna, pode ocorrer entre o 11º e o 32º dia após a vacinação. Inflamação do cérebro (encefalite) pode surgir entre 15 a 30 dias após vacinação em um a cada 1 milhão a 2,5 milhões de vacinados com a primeira dose.
- A associação da vacina SCR-V com autismo está descartada.
- Manifestações hemorrágicas (púrpura trombocitopênica) foram descritas na proporção de um caso para 30 mil a 40 mil vacinados, com evolução benigna entre 12 a 25 dias após a vacinação, mas sua ocorrência contraindica doses subsequentes.
- Inflamação das glândulas parótidas ocorre em 0,7% a 2% dos vacinados, de dez a 21 dias após a vacina.
- A anafilaxia é muito rara e ocorre com mais frequência nos primeiros 30 minutos, o que contraindica doses subsequentes.
Observações
- Deve-se evitar gestação por 30 dias e uso de acido acetil salicilico AAS por 6 semanas após a vacinação;
- Histórico clinico de sarampo, caxumba , rubeola ou varicela não é contra indicação à vacina.
- Em criancas menores de 2 anos de idade, a vacinacao no mesmo dia com a vacina contra Febre Amarela deve ser evitada , dando um intervalo de 30 dias entre uma vacina e a outra..
- Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina , EXCETO Dengue , quando se deve aguardar um intervalo de 30 dias.
Preço
Valor da vacina: R$ 382,00
Compartilhe